
.jpg)
CISTOS RENAIS
O que são Cistos Renais?
Os cistos renais são formações arredondadas que possuem conteúdo e surgem por causa da obstrução de um dos milhares de ductos presentes no órgão. Na maioria das vezes os cistos renais são detectados em exames de rotina como ultrassom ou tomografia, e são de caráter benigno e não causam nenhum problema para o paciente, raramente provocam dores, sangramento na urina ou pressão alta.
A presença de cistos nos rins pode ser mais comum do que se imagina. Estima-se que entre 30% e 50% das pessoas acima de 50 anos apresentem o problema sem saber, afinal, a variação da incidência se deve ao fato de não haver estudos recentes e pontuais sobre essa condição.
Existem várias doenças renais que podem levar ao surgimento de cistos, algumas de predisposição genéticas e outras adquiridas ao longa da vida.
Cistos simples
Os cistos simples são cistos corticais (periféricos), adquiridos, benignos que ocorrem com frequência em pessoas acima dos 50 anos. Podem ser únicos ou múltiplos, unilaterais ou bilaterais, quando acometem 1 ou 2 rins respetivamente. Apresentam paredes finas, contornos regulares, sem septos ou calcificação em seu interior. Não apresentam potencial de se transformar em tumores. Raramente causam sintomas como dor lombar ou sangramento na urina. Não há indicação de tratamento para pacientes assintomáticos. Em raros caso, quando o cisto é muito grande e causa dor, pode ser necessária drenagem cirurgicamente ou através de uma punção guiada por Ultrassom.
Cistos complexos
Cistos complexos possuem características que podem ser sugestivas de tumor. Eles possuem paredes grossas, irregulares, com septos, calcificações ou conteúdo solido em seu interior.
A Tomografia Computadorizada é o melhor exame de imagem para caracterizar e classificar os cistos complexos. Através da tomografia, podemos dividir os cistos complexos de acordo com a classificação de Bosniak, que vai de I a IV. O cisto Bosniak I indica cisto simples, portanto benigno, enquanto o cisto Bosniak IV é maligno e deve ser removido cirurgicamente.
Doença Renal Policística Autossômica Dominante
A Doença Renal Policística Autossômica Dominante (DRPAD) é uma doença genética caracterizada pela presença de múltiplos cistos nos dois rins, e também pode acometer outros órgãos como fígado e pâncreas.
A DRPAD é uma doença hereditária e acomete 1 em cada 400 a 1000 pacientes, é um causa frequente de doença renal crônica e necessidade de terapia renal substitutiva (diálise ou transplante).
Os cistos da DRPAD são causados por uma mutação genética que alteram uma proteína chamada policistina, presente nas células dos túbulos renais.
O aparecimento dos cistos geralmente se inicia na infância e aumentam em número e tamanho com o passar dos anos. Um rim policístico pode ter mais que o dobro do tamanho de um rim normal.
Para pacientes que possuem histórico familiar de DRPAD, o diagnóstico é realizado através de um simples ultrassom de rim. Para pacientes sem história familiar, pode ser necessário exame mais detalhado, como tomografia ou ressonância.
A DRPAD é uma doença que permanece silenciosa por muitos anos, portanto a detecção precoce é essencial para medidas preventivas e retardar a progressão para Doença Renal Crônica.
Dentre as manifestações e complicações da DRPAD, podemos citar: hipertensão arterial crônica (pressão alta), dor lombar, doença renal crônica, sangue na urina, infecção urinária, infecção do cisto, calculo renal, aneurisma cerebral e cistos hepáticos.