

DOENÇA RENAL CRÔNICA
O que é a Doença Renal Crônica?
A doença renal crônica (DRC) é uma doença muito frequente e grave, mas pouco conhecida pela população geral. Ela se caracteriza pela perda progressiva das funções dos rins e persiste por 3 meses ou mais. Em sua grande maioria, a DRC é silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas.
Qual a Função dos Rins?
Os rins apresentam importantes funções no organismo. Eles atuam na manutenção do equilíbrio de água e sais no nosso corpo e na eliminação de toxinas e impurezas. Mas sua atuação vai muito além. Os rins também participam no controle da pressão arterial, no metabolismo do osso e na formação de glóbulos vermelhos.
Quais as Causas da Doença Renal Crônica?
As principais causas de doença renal crônica são hipertensão arterial (pressão alta), diabetes, nefrites e doenças císticas dos rins.
Quais são os Sinais e Sintomas para a Doença Renal Crônica?
A doença renal crônica nos estágios mais avançados se manifesta com inchaço nas pernas, cansaço, fraqueza, falta de apetite, dificuldade para respirar, náuseas, vômitos, perda de peso e maior suscetibilidade para infecções.
É importante salientar que a DRC é assintomática nos estágios iniciais. Portanto,
a melhor forma de prevenir tal doença é detectá-la cedo. Para fazer o diagnóstico, é necessário fazer exames simples e acessíveis: a dosagem de creatinina no sangue e o exame de urina “de rotina”.
Qual o Tratamento para a Doença Renal Crônica?
Existem tratamentos para a doença renal crônica e para as suas causas, assim como para as suas complicações. Os diversos recursos de tratamento podem evitar ou pelo menos retardar a progressão da doença para os estágios mais avançados.
A melhor forma de lidar com a doença renal é prevenir, fazendo-se o diagnóstico precoce. Para tanto, é importante conhecer a doença renal crônica, é necessário fazer exames de rastreamento (creatinina sérica e exame de urina), mesmo na ausência de sintomas, para detectá-la e iniciar o tratamento o mais cedo possível.
